Curiosidades

Existem tantas coisas bacanas em casamentos que fica dificil publicar um único post sobre as coisinhas fofas que incrementam o grande dia.
Portanto este cantinho é especialmente criado para os "mimos do casório". Afinal os detalhes é que fazem toda a diferença! (BH_26/04/2012)

 
1- ALIANÇAS
O termo “aliança” vem do hebraico, significa compromisso e é o símbolo da união. Portanto quando as duas alianças são trocadas, tem o simbolismo de unir e isolar o casal de todo o mal. Acredita-se que a aliança tem o poder de unir e colocá-la no dedo da pessoa amada, torna o seu amor exclusivo, pois representa fidelidade e a unidade perfeita, um amor permanente, um círculo sem início ou fim.
A aliança começou a ser usada entre os hindus como forma de simbolizar o casamento, mas foi realmente difundida, quando o hábito foi adotado por romanos e gregos. Os romanos acreditavam, que a aliança deveria ser colocada no quarto dedo da mão esquerda, pois passa por ele uma veia (veia d'amore), que vai direto ao coração.
No início ela era usada como um "recibo de compra" da noiva, deixando claro aos demais interessados, que ela não estava mais disponível. A partir do século IX a igreja cristã passou a adotar a aliança como símbolo da união entre casais cristãos. Na Inglaterra medieval, o noivo ia mudando a aliança de dedo, enquanto recitava "Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo", a cada menção, um dedo, assim, do polegar chegava ao anelar e aí permanecia para sempre. É visto que varias são as versões para o uso da aliança, no entanto, a melhor explicação vem dos chineses. Vejam o vídeo abaixo:
(BH_28/04/2012)

 

2- VÉU
Que todo noivo não deve ver a sua amada vestida de noiva antes da cerimônia todo mundo sabe. Entretanto, “tapar” a cara com um véu deriva de uma superstição com milhares de anos. Quase todas as superstições relativas ao dia do casamento têm a ver com a crença pagã de que a noiva era um alvo preferencial dos maus espíritos. Para que estes não a reconhecessem, a noiva escondia o rosto com panos e fazia-se rodear de mulheres vestidas de modo idêntico. Esse costume deu origem ao véu de noiva e ao cortejo de damas de honra.
A origem do uso do véu está na antiguidade, para proteger os cabelos e a pele do rosto e pescoço contra danos causados pelo sol e pelo vento. Na antiga Grécia o uso do véu da noiva era um costume para proteger a noiva de mau olhado e também de outros possíveis admiradores.
O véu tem seu significado religioso no Cristianismo, pois ele aparece em todas as representações de Maria, Mãe de Jesus Cristo e o seu uso na igreja era comum antes da década de 1960. O véu da noiva também está ligado à mitologia, pois Ishtar, a antiga Deusa do Amor, surgiu das profundezas e os vapores da terra e do mar cobriram-na “como um véu”.
O véu é uma peça misteriosa, pois ao mesmo tempo em que esconde, destaca a beleza e em árabe quer dizer “o que separa duas coisas”: vida de solteira, e de casada. Historicamente, as noivas usavam o véu caindo sobre as costas no dia do matrimônio como prova de virgindade e da cor branca para ressaltar a pureza.
Sabia que tem uma bebida chamada véu da noiva? Contudo este será tema para um próximo post =)
Muitos são os temas sobre véu da noiva. No próximo tópico postarei dicas para escolha do véu. Beijos e até o próximo post. (BH_09/05/2012)

3- VÉU DA NOIVA E SEUS HOMÔNIMOS
Como citei no post anterior, existe uma bebida chamada "Véu da Noiva".
Segue receita para as animadas de plantão.

INGREDIENTES:
1 dose de pinga
1 dose de leite de coco
1 dose Club Soda
1 colher de sobremesa de leite condensado
MODO DE PREPARO:
Bater tudo no liquidificador e servir com gelo.

Como ainda não experimentei não posso dar referências. Mas estou pretendendo experimentar. =)
(por favor, não pensei que sou pé inchado, pinguça, gambá... ou coisas do gênero rssss, apenas curiosidade mesmo \o/)
Bom, também foi exibida uma novela chamada "Véu de Noiva", produzida pela Rede Globo entre 10/11/1969 e 06/06/1970, com um total de 204 capítulos, escrita por Janete Clair . Esta novela sucedeu Rosa Rebelde e antecedeu Irmãos Coragem, ambas de Clair.

Mas "Véu da Noiva" não foi somente o nome dado a bebida e a novela, temos várias cachoeiras com este nome.

BRASIL:
Cachoeira Véu da Noiva, em Chapada dos Guimarães/ Mato Grosso
Cachoeira Véu da Noiva (Carrancas), em Minas Gerais
Cachoeira Véu da Noiva (Itacaré), na Bahia
Cachoeira Véu da Noiva (Santana do Riacho), em Minas Gerais
Cascata Véu de Noiva, em Gramado, Rio Grande do Sul
 
PORTUGAL:
Cascata Véu de Noiva, na Ilha da Madeira
 
Nossa quantos Véus de Noivas. Então até que eu escolha o Véu do grande dia, vamos aprendendo sobre este acessório. Até o próximo post. (BH_13/08/2012)
 


Comentários

  1. Bem interessante a explicação dos chineses.

    ResponderExcluir
  2. Oi Polly,

    Estas curiosidades que você posta, são muito bacanas...

    ResponderExcluir
  3. Adorei a história chinesa sobre as alianças, testei e então entendí melhor, sábios chineses.Andrea

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FORNECEDOR - DIVERSOS

PLAQUINHAS DIVERTIDAS

QUEM CASA QUER CASA